Imprimir

Curso de Hidroponia

Data do próximo Curso:

22 e 23 de novembro de 2014 (sáb e dom)

Valor:

R$ 450,00

Inscrições: Por internet: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Obs: Caso tenha interesse em participar do curso de novembro/2014, por favor envie seu nome completo e telefone com DDD para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Estaremos abrindo vagas, assim que tenhamos desistências.

Inclui: Pasta, apostila, papel e caneta, lanche nos intervalos e certificado.

Horário: Sábado: 8:15h às 12:15h - 14:00h às 18:00h (Almoço no local, para melhorar a aula prática).
Domingo: 8:00h às 12:00h - 14:00h às 18:00h (Almoço no local, para melhorar a aula prática).

Vagas: Limite de 45

IMPORTANTE:

Para validação de sua inscrição neste curso de extensão:

  1. Preencha a Ficha acima e imprima o Boleto;
  2. Efetue o pagamento do Boleto no valor de R$ 450,00 (caso seu Boleto TENHA VENCIDO, favor nos informe pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para lhe encaminhar um NOVO BOLETO);
  3. Informamos que as vagas do Curso são limitadas, e somente será garantida a vaga após o pagamento;
  4. Depois, envie o comprovante de pagamento por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Aos cuidados de iohanna), pelo menos com seu nome. 

(caso contrário, não saberemos que você está inscrito)

OBS 1: no caso de desistência do aluno inscrito, somente devolveremos o dinheiro se a desistência ocorrer até dez dias (10dias) antes da realização do Curso. E neste caso, serão descontadas as taxas: 18% + eventual custo de transferência bancária.
[Saiba o que é taxa de 18%: elas são automaticamente debitadas para Fapeu 10% + Depto 5% + CCA 1% + PRPE 1% + Funex 1%). Ou seja, o LabHidro não tem acesso a este montante. Da mesma forma o requerente. Demais taxas são pagamentos com boleto bancário, cartão de crédito...]

OBS 2: no caso de não comparecimento ao Curso, sem aviso prévio de dez dias (10 dias), não reservaremos vagas para próximos Cursos.
Os Cursos acontecem em finais de semana (sábado e domingo), no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Bairro Itacorubi, em Florianópolis - SC, Brasil.
Dúvidas? Então, segue telefone da Fapeu (48) 3721- 8767 (ou 3721- 9090)

Ministrante: O ministrante é o professor e Dr. Jorge Barcelos, que possui experiência prática e teórica no cultivo hidropônico e há 15 anos (quinze anos) realiza atividades práticas nas instalações do Laboratório de Hidroponia - LabHidro - no Centro de Ciências Agrárias - CCA - desta Universidade Federal.

Recomendação: Se você vai cultivar em sociedade ou parceria, então mostre ao mesmo o quanto é importante que ele também participe do Curso. Duas pessoas pensando junto, tudo fica mais fácil e o crescimento se dá mais rapidamente. A hidroponia absorve muito bem a criatividade. Imagine duas pessoas reunindo conhecimentos, principalmente se forem de áreas (ou características) bem distintas.

Como funciona a Hidroponia? Na hidroponia o cultivo de plantas ocorre sem a utilização do solo, a planta é cultivada em bancadas. É um cultivo limpo onde a planta recebe apenas o que necessita e na dose correta: sol, apoio, água arejada e nutrientes. O produto final é da maior qualidade.

Abrindo novos horizontes: Qualquer pessoa pode adquirir o conhecimento, pois trata-se de técnica relativamente simples, mas requer conhecimento técnico, o que se adquire através do estudo. Para isto basta querer descobrir os segredos da arte de cultivar sem o uso do solo. Você aprende cultivar plantas em vasos (ideais para apartamentos), em bancadas individuais (para fundo de quintal ou apartamento) e com interesse comercial (em estufas agrícolas).

Com a Hidroponia fica possível cultivar com facilidade sua própria hortaliça, tomate, morango, flores, plantas ornamentais, forragens...

Na Hidroponia não há espaço para capinas, não há problemas de erosão, pode utilizar água tratada e os investimentos são mais duradouros do que numa lavoura convencional. Aliás, dispensa uso de tratores e seus implementos. Além de economizar água e adubos, o solo da propriedade recebe uma trégua.

É possível produzir num terreno urbano ou fundo de quintal. Grupos organizados, podem querer projetar hortas comunitárias.

Empresas, hotéis e escolas podem produzir sua própria verdura. A hidroponia pode ser utilizada como terapia, já que uma de suas principais características é a leveza das atividades e a elevação da auto estima.

Público: Todos os interessados, mesmo que sejam leigos no assunto, jovens, aposentados, dona de casa, agrônomos, produtores rurais ou hidropônicos...

Pode tirar fotografias? Pode sim! Pode trazer filmadora e máquina fotográfica para registrar as instalações (mas favor não filmar ou gravar as aulas).

Sugestões de Hospedagem: (por conta do aluno)

Opção1:
Eco-Residencial Dona Francisca
http://www.residencialdonafrancisca.com.br/acomodacoes.html
(cerca de 500m do local do Curso): "...poucas vagas..."

Opção2: HIBISCO HOSTEL (48) 3371-1881 (48) 9989-5435 www.hibiscohostel.com.br
(na Lagoa da Conceição, num local tranquilo, natureza)

Opção3:
NEIDA HOSTEL (Dona Eneida) (48) 9980-4233 / 3233-1387 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. OBS: - Trata-se de uma casa (enorme) onde há 1 quarto para casal, 1 quarto com 3 camas para moças, 1 quarto com 3 beliches para homens. - Casa familiar (quem quer economizar $). - Não é para quem gosta de privacidade. - Ela leva os hóspedes nas duas manhãs do Curso (se necessário).

Opção4:
A ilha tem muitos hotéis e pousadas. Procurar em "www.guiafloripa.com.br".
Uma sugestão são as inúmeras pousadas e hotéis na Lagoa da Conceição (7 km do CCA). Mas quem se hospeda no Centrinho da Lagoa não consegue dormir de tanto barulho a noite.

A 750m do local do Curso (mais confortável) tem o "Mercure Apartments Florianópolis Itacorubi" MAS, a reserva por internet (ou antecipada) é muito mais barato. Fone (48) 3231-1700
No Bairro João Paulo (próximo) tem o "Hotel Maria do Mar".

Saiba como chegar no local do curso:

Local: Centro de Ciências Agrárias (CCA / UFSC)

Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 1346 Bairro : Itacorubi (à caminho da Lagoa da Conceição ou Praia da Joaquina)

Chegando pela rodoviária: Pegue o ônibus para "Terminal Trindade". Do Terminal, pegar ônibus "Santa Mônica" ou o "Itacorubi" (pode ser o "Lagoa" ou o "Barra"), pedir para descer ao lado da Secretaria da Agricultura, no Bairro Itacorubi. No CCA, procurar o Laboratório de Hidroponia ou o Prof. Jorge Barcelos).

Chegando de carro na Ilha: Seguir pela Beira Mar Norte, rumando para a Lagoa da Conceição ou Joaquina. Bem antes de chegar na Lagoa da Conceição, tem o Bairro Itacorubi (o CCA fica após o segundo "quebra-mola" ou lombada, à direita).

Atenção: O local do curso NÃO é na Fapeu. Muitos alunos se dirigem à Fapeu no dia do Curso, a qual fica no Campus da UFSC. O CCA é um "mini-Campus" no Bairro Itacorubi.