Imprimir

Manejo da Espuma Fenólica

Com relação as espumas fenólicas, hoje, o LabHidro adotou um procedimento padrão que é LAVAR A ESPUMA ANTES DA SEMEADURA, independente da marca ou origem da mesma. Assim reduzimos eventuais problemas de penetração da mudinha na espuma.

1o Passo: Dissolvemos 30g de "Barrilha Leve" numa bacia contendo efetivamente 50L de água (Barrilha Leve é um hidróxido para elevar o pH, facilmente encontrada, pois qualquer cidade tem loja com produtos para piscina. Portanto, não há desculpa por não achar, e é menos agressivo ao manuseio). Saiba que o objetivo é deixar o pH da água em torno de 10. Portanto, faça como você desejar, com o produto que você desejar. Basta conferir com um peagâmetro. Se não tiver peagâmetro... confie na dose descrita acima;

2o Passo: Mergulhamos calmamente as espumas na bacia, de tal forma que a hidratação seja de baixo para cima. Não interferimos mais no pH.

OBS: talvez o melhor caminho fosse acomodar as espumas na bacia para, depois, colocar a água lentamente pela beirada da bacia e, finalmente, adicionar a Barrilha previamente diluída. Teria mais certeza de que a hidratação possa ocorrer de baixo para cima (jamais coloque o granulado da Barrilha dentro da bacia com espuma, pois ela não vai dissolver totalmente ficando grânulos, e esses vão prejudicar as mudas).

3o Passo: Deixe de molho por 2h ou, no máximo, 12h. Se deixar por muito tempo a espuma fica borracheira.;

4o Passo: Enxague muito... mas muito bem. No nosso caso, utilizamos apenas 4 a 5 placas de espumas e a semeadura é feita à mão. Como os furinhos são feitos um a um, manualmente, é possível utilizar a espuma após uma rápida escorrida (drenagem). Mas o produtor que utiliza semeadora precisa deixar escorrer por mais tempo;

5o Passo: Drene a espuma;

6o Passo: A espuma está pronta para utilização.

Imprimir

Record histórico!!!

As fotos não deixam dúvidas, embora nós mesmos tivemos dificuldade de acreditar. Alfaces com 32 dias de idade (desde o dia da semeadura!!!)

Imprimir

Dica: evitando geada

 

Como segurar o calor da estufa e como gerar calor, para que sua hidroponia não seja congelada pelo fio, deste inverno?
.Circule a solução durante à noite nos canais de cultivo (sistema NFT);
.Estique a tela do teto à noite:
.Feche as cortinas laterais e, se tiver lanternim também.
Gerando calor: Reservatório e tampa + bombinha + rolo mangueira nova + ebulidores
.A água aquecida circula pelo chão da estufa e retorna para o reservatório. Não aquecerá a estufa, mas evitará a geada.