Imprimir

QUEBRANDO PARADIGMAS

(atendendo mais uma solicitação de produtor):

"Pergunta do Produtor": Professor, que produto devo aplicar para combater uma doença que está detonando o caule das alfaces.

Ela racha o caule. Estou perdendo 95% da produção.

"Resposta do LabHidro": Caro Amigo, certamente teu problema é a infestação de fungo denominado "Sclerotinia sclerotiorum", cuja doença é conhecida como "Podridão Esclerotínia". O caule "explode" e fica uma rachadura.

O que eu faço é arrancar, imediatamente, as primeiras plantas com o sintoma de infestação. Daí, tudo some.

"Produtor": Mas professor, então eu teria que arrancar toda bancada e vai sobrar meia dúzia!

"Resposta do LabHidro": Mas se observares bem, o sintoma aparece aos poucos. No início são poucas plantas. Agora, tu estás analisando quando a infestação já está generalizada. É porque a doença já está ocorrendo há muito tempo.

O que eu faço é percorrer as bancadas periodicamente. Assim, eu conheço melhor as plantas e noto com facilidade qualquer alteração. Se encontrar alguma planta infestada eu "saco" ela imediatamente.

Deixá-la significaria incentivar a inoculação das demais plantas.

"Produtor": Entendi.

"Resposta do LabHidro": Se tomar providência logo no início (ou seja, arrancar as PRIMEIRAS plantas infestadas), quase sempre, nós ESTANCAMOS a infestação GERAL.

"Produtor": Outra recomendação, Professor?

"Resposta do LabHidro": O segundo passo é procurar entender o que está ocorrendo. Porquê houve o ataque? Seria uma casualidade, pois aquele pé estaria mais fraco que os demais? Ou seria por que as mudas estão sendo mal formadas?

"Produtor": Professor, elas estão estioladas!

"Resposta do LabHidro": Mudas estioladas são mudas condenadas a tudo de ruim. Pegam qualquer doença. Elas ficam assim (compridas demais) por falta de sol. Ou a maternidade está sombreada demais ou tu deixou ela crescer demais de modo a competir uma com a outra à procura de luz.

As mudas gostam de luz. As plantas gostam de luz.

Se a luz for demais, então coloca uma tela "mas de leve!!!". De preferência só nas horas críticas.

"Produtor": Vou fazer isto.

"Resposta do LabHidro": A muda estiolada tem a parede celular alongada. Imagine a parede de uma casa que foi feita às pressas, onde os tijolos foram mal posicionados e foram "esticados" para cima!

Assim, o fungo tem facilidade de penetrar seu micélio (tipo uma raiz) no interior da célula, onde vai sugar seu alimento. Mas se a parede celular for bem formada, bem reforçada, o micélio do fungo não consegue penetrá-las.

Tome estas providências, entenda como a planta funciona, e verás que tudo vai melhorar. As perdas serão bem menores. "Aplicar" é correr atrás do prejuízo.

Atenciosamente,
Jorge Barcelos.