Imprimir

Hidroponia na UFSC

Nossa Universidade, a UFSC, foi pioneira em instalar uma estrutura de hidroponia que simula uma situação real de cultivo, semelhante a de um produtor rural. A idéia central foi acumular experiência prática e, simultaneamente, gerar e repassar conhecimentos.

As primeiras mudas de alface do LabHidro, datam de 1998. Hoje, a principal estufa de folhosas tem 10x30m. E a estufa de hortaliças de frutas tem 6,4x21m.

Na hidroponia, a água e os sais (adubos) que não foram absorvidos pela planta, retornam ao reservatório. Não há desperdício de água nem nutrientes.

Adubo "químico" não faz mal nenhum para as plantas. Muito pelo contrário: é alimento para a planta.

E na verdade, não tem esta de "químico". São minerais, ou seja, extraído de minérios presente na natureza. São então industrializados para torná-los mais solúveis e retirar suas impurezas (metais pesados e outros).

Os adubos utilizados na hidroponia são de alta pureza, alta solubilidade e são adicionados aos poucos, conforme a planta vai precisando.

Sabe aquela tiririca (ou junça) que toma conta do jardim e da horta? Pois é, na hidroponia ela não tem vez!

Sabia que nosso Curso ensina você a cultivar em vasos, seja no interior de apartamentos, seja em casa? Você aprende a cultivar sua flor, seu cheiro verde, sua planta medicinal, sua alface..., tudo hidroponicamente.

Afinal, nós dedicamos um dia só de aula prática.

A pastagem hidropônica é algo que ninguém podia imaginar. Em 12 a 15 dias, tem-se uma forragem fresquinha, que pode ser produzida 365 dias por ano. Aproveita até a raiz. Com maior grau protéico, maior digestibilidade e maior palatibilidade.