Imprimir

10º Curso

Como foi o 10o Curso (23 a 24/nov/2002):

Foi um final de semana e tanto! Desta vez, houve uma invasão de gaúchos. Descobriram que até o professor é gaúcho. Tinha gente de Santa Vitória do Palmar (extremo do extremo Sul), de Bagé, de Cruz Alta, de Caxias e muitos do "portinho". Disseram que "tinha mais gaúcho do que gente". Tinha inclusive um gaúcho daqueles "itinerante" que não lembra mais de onde surgiu, só sabe que atualmente está em Lages.

Mas um paranaense fez questão de registrar sua presença, representando a capital do frio e da nuvem única (a nuvem chega pela manhã e vai embora a noite).

Claro que haviam catarinas e paulistas e, também, uma carioca. Definitivamente, os argentinos descobriram nosso Curso: veio um casal e a esposa de um argentino que havia feito o Curso e que está implantando uma estufa.

Veja como a hidroponia desperta o trabalho em família. Dos participantes, haviam três casais e um pai & filho (isto porque um quarto casal só conseguiu uma última vaga).

Os universitários também não ficam para trás: total de seis. Os estudantes da Engenharia de Alimentos ficaram pasmos quando souberam que a alface hidropônica tem menos nitrato do que a alface cultivada pelo método tradicional e pelo método "orgânico". Ficaram interessados em mostrar isso para seus professores e colegas.

Realmente, as professoras da rede privada, estadual e municipal estão de vento em polpa. Só neste curso, haviam quatro. Interessante, como o trabalho comunitário está presente nestas pessoas. Trabalham como voluntárias com meninos de rua e/ou junto aos pais.

A turma ficou surpresa ao saber que estão recebendo informações de hidroponia primeiro que os alunos da universidade (recém foi criada uma disciplina, que não é obrigatória) e que estamos no mesmo nível de outros países (o que existe de diferente em certos países é alguns projetos privados de grande investimento e de algumas universidades que dispõe de recursos).
 
SUGESTÕES DO GRUPO: agilizar uma empresa de venda de produtos especializados e de alguma forma (site, lista de discussão ou encontros) mantê-los informados das novidades.

Obrigado pela oportunidade de conhecê-los e pela troca de conhecimentos!!!